Rebeca Andrade venceu a final do salto na manhã deste domingo (21), no Rio de Janeiro, e faturou a medalha de ouro no encerramento do Pan-Americano de Ginástica Artística 2026. A apresentação ocorreu na Arena Carioca 1 e marcou o retorno da ginasta a uma competição oficial após um hiato de quase dois anos.

Detalhes da final

A brasileira terminou a disputa com a nota média de 14.266. Rebeca foi a última entre as oito finalistas a entrar em cena. Na primeira tentativa, executou um Yurchenko com duas piruetas e recebeu 14.433. Na segunda passagem, realizou o salto Lopez, que teve a nota de 13.700 em razão de uma aterrissagem fora da linha de demarcação, mantendo, porém, o nível de dificuldade planejado pela atleta.

A definição do pódio foi apertada e decidida por diferenças centesimais. A canadense Lia Monica Fontaine ficou com a medalha de prata, alcançando a média de 14.249. O bronze foi para a americana Claire Pease, que somou 13.916 na final do aparelho.

Liderança nas classificatórias e vaga para o Mundial

Segundo o comitê organizador, Rebeca concentrou sua participação exclusivamente no salto ao longo do campeonato. Nas eliminatórias realizadas na última quarta-feira (17), ela já liderava a classificação do aparelho, com avaliações de 14.533 e 14.166 nas suas apresentações individuais.

O rendimento de Rebeca nas classificatórias contribuiu para o desempenho coletivo da seleção brasileira. Os pontos obtidos no salto foram determinantes para que o Brasil conquistasse a medalha de prata na disputa por equipes gerais e também assegurassem a vaga da equipe feminina para o Campeonato Mundial, agendado para outubro, em Roterdã, nos Países Baixos.

Rebeca Andrade conquista ouro no salto com média de 14.266 no Pan-Americano

Imagem: MeloGym/CBGA ginasta brasileira Rebeca Andrade

Encerramento do Pan e próximos passos

A conquista de Rebeca representou o segundo pódio do Brasil na rodada deste domingo no Rio de Janeiro. Minutos antes, o ginasta Vitaliy Guimarães havia garantido a medalha de bronze na final do solo masculino. Com resultados em diferentes categorias, a delegação brasileira encerrou sua participação no campeonato continental com premiações em várias provas.

Agora, a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica inicia o planejamento para o principal compromisso da segunda metade do ano. A seleção feminina seguirá intensificando treinos com foco em ajustar aspectos de execução técnica observados durante as apresentações no Rio de Janeiro.

Com informações de Forbes