O Japão e a Indonésia abriram conversas técnicas para avaliar a possível transferência de destróieres usados da classe Asagiri, em mais um movimento para ampliar a cooperação de defesa entre os dois países no Indo-Pacífico.

O que está sendo discutido

Quem: representantes de Tóquio e Jacarta.

O que: negociações de caráter técnico sobre a eventual transferência de navios da classe Asagiri.

Como: por meio de diálogos técnicos entre as equipes dos dois países, destinados a avaliar viabilidade e condições da operação.

Situação atual

Contexto

As discussões fazem parte de um esforço mais amplo de fortalecimento da cooperação de defesa entre Japão e Indonésia no ambiente do Indo-Pacífico. A abertura dessas conversas técnicas representa um novo passo nas relações bilaterais na área naval, conforme ressaltado pelas partes envolvidas.

Japão e Indonésia iniciam conversas técnicas sobre transferência de destróieres Asagiri para ampliar cooperação naval

Imagem: Ap

Não houve divulgação pública de detalhes adicionais sobre condições financeiras, logística de transferência, adaptações necessárias nos navios ou cronogramas de manutenção e integração. Também não foram informadas posições oficiais de autoridades militares ou governamentais além do início das negociações técnicas.

As partes devem continuar o diálogo para avaliar os aspectos técnicos e legais da possível transferência, mantendo negociações até que se alcance um entendimento mútuo sobre eventuais próximas etapas.

Com informações de Clickpetroleoegas