Leonardo Jardim e a diretoria do Flamengo definiram um plano para aproveitar a janela da Copa do Mundo e dar oportunidade a jogadores da base. Com desfalques no elenco profissional, o treinador pretende utilizar o período sem jogos oficiais para observar e testar jovens do Ninho do Urubu nos treinos e possíveis minutos de atividade com o time principal.
Segundo o diretor responsável pela base, Alfredo Almeida, houve um mapeamento das carências do elenco e uma escolha prévia dos atletas das categorias de formação que serão integrados aos trabalhos da equipe profissional durante a intertemporada em Portugal. A presença desses garotos na viagem faz parte do planejamento traçado entre as áreas de base e profissional, conforme afirmou Almeida.
O Flamengo embarca para Portugal no domingo, onde fará amistosos contra River Plate e Benfica. Antes dos jogos, a delegação cumpre uma primeira etapa de intertemporada na cidade de Lagos, entre os dias 29 de junho e 5 de julho, e segue em seguida para Estói, onde permanecerá concentrada até 12 de julho.
O clube se reapresentou na última sexta-feira e permanecerá treinando no Ninho do Urubu até a próxima sexta, quando será feito o embarque para a etapa europeia. O planejamento prevê que os jovens estejam prontos para aproveitar eventuais oportunidades, seja em atividades controladas nos treinos, seja em minutos efetivos com o elenco profissional.
A iniciativa do Flamengo chega em um momento em que os investimentos em contratações de alto perfil reduziram, na prática, as chances para a base, com poucas exceções recentes, como a afirmação do volante Evertton Araújo. A diretoria destaca que Jardim tem trajetória consolidada no trabalho com categorias de formação e costuma contribuir no processo de desenvolvimento de atletas jovens, lembrando passagens em que o técnico ajudou a lançar nomes de destaque em clubes anteriores.
Imagem: Divulgação
O alinhamento entre a direção da base e o treinador é apresentado como peça-chave para aumentar a exposição de talentos do Ninho do Urubu ao elenco principal durante o período de competição internacional.
Com informações de Br.bolavip

Gudyê GR6 é editor-chefe e especialista em tendências musicais e entretenimento na GR6, a maior produtora de funk do Brasil. Com anos de experiência no mercado fonográfico, Gudyê lidera a equipe de conteúdo trazendo as últimas notícias sobre música, cultura urbana. Autor do Post: Gudyê GR6