O baixista Jason Newsted, conhecido por sua passagem pelo Metallica, afirmou publicamente pela primeira vez que enfrentou um câncer de garganta, informando que passou por um procedimento cirúrgico em 08/05/2025 e que atualmente está livre do tumor.
A declaração foi feita durante participação no podcast Let There Be Talk, comandado por Dean Delray. Newsted relatou que os médicos removeram uma quantidade significativa de tecido e em seguida utilizaram lasers no tratamento. Segundo o músico de 63 anos, o diagnóstico foi feito em estágio inicial e, por volta de três semanas antes da entrevista, recebeu a notícia de que estava “totalmente livre” do câncer.
O episódio de saúde levou Newsted a reduzir o ritmo de compromissos e a rever hábitos pessoais. Ele disse ter interrompido o consumo de álcool e de maconha e afirmou que, pela primeira vez na vida, optou por desacelerar e dar prioridade ao descanso do corpo. O músico descreveu esse momento como um chamado para mudança, que resultou em maior clareza mental em sua vida adulta.
Retomada da carreira
Com a recuperação em andamento, Newsted planeja retomar compromissos profissionais. Ele entrará em turnê pelos Estados Unidos com a The Chophouse Band. A série de shows começará em 1º de julho, em Northampton, Massachusetts, e incluirá 18 apresentações no total, com algumas datas atuando como abertura para a banda Blackberry Smoke.
A The Chophouse Band, criada originalmente em 1992, mistura elementos de bluegrass, folk e rock. Newsted observou que o repertório varia desde canções com toque country até faixas com peso mais acentuado, indicando que o metal ainda aparece como uma faceta do som do grupo.
Imagem: Getty
Ao relatar a experiência, o baixista destacou que a descoberta precoce do tumor foi determinante para o resultado do tratamento e que a pausa nas atividades e nos vícios foi necessária para sua recuperação.
O músico segue se preparando para a turnê e para as atividades com a nova formação, mantendo a agenda anunciada para o segundo semestre.
Com informações de Rollingstone

Gudyê GR6 é editor-chefe e especialista em tendências musicais e entretenimento na GR6, a maior produtora de funk do Brasil. Com anos de experiência no mercado fonográfico, Gudyê lidera a equipe de conteúdo trazendo as últimas notícias sobre música, cultura urbana. Autor do Post: Gudyê GR6