TRANSMISSÃO: YouTube | Canal da Gazeta Esportiva (YouTube)

A seleção do Irã divulgou nesta quarta-feira uma carta entregue por dois torcedores mexicanos em demonstração de apoio enquanto a equipe disputa a Copa do Mundo. A delegação está hospedada em Tijuana, México, em razão de dificuldades políticas e logísticas relacionadas à participação no torneio sediado nos Estados Unidos. O documento foi deixado no interior do ônibus do time.

O texto foi assinado por Sergio Garibo Galván e Diego Garibo Delgado. Na mensagem, os autores manifestaram solidariedade à delegação iraniana e elogiaram a postura dos jogadores diante dos percalços enfrentados para disputar o Mundial.

Os torcedores afirmaram que se sentem indignados com a forma como a equipe vem sendo tratada, citando discriminação, obstáculos e maus-tratos como atitudes sofridas pelos jogadores. Eles classificaram como injusto o comportamento de quem, segundo a carta, não respeita “seres humanos cujo único objetivo é engrandecer o seu país”.

Além de criticar o tratamento recebido, os autores da carta destacaram admiração pela conduta dos atletas, apontando que cada esforço, corrida, lágrima e gota de suor representam dignidade, força de vontade e determinação. A mensagem ressalta que essas qualidades ajudaram a conquistar o respeito da população local.

Trechos da mensagem

No corpo da carta, os torcedores dizem estar revoltados com as barreiras e com a discriminação enfrentadas pela equipe e reafirmam que a população de Tijuana recebeu a seleção com respeito. Eles afirmam ainda que os iranianos podem contar com apoio no México e que a cidade de Tijuana passou a ser, para eles, uma segunda casa.

Torcedores mexicanos enviam carta de apoio à seleção do Irã durante a Copa

Imagem: Foto por PATRICK T. FALLON / AFP

A divulgação da mensagem foi feita pela própria delegação iraniana, que compartilhou o conteúdo recebido dentro do veículo da equipe enquanto se prepara para os compromissos no Mundial.

Com informações de Gazetaesportiva