Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, anunciou que vai se reunir com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na próxima terça-feira (30), em Brasília, com o objetivo de buscar conciliação entre ela e o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A iniciativa ocorre em meio à crise dentro do partido provocada por um vídeo em que Michelle tornou públicas desentendimentos com Flávio, acusando-o de maltratá-la e humilhá-la.

Valdemar adiantou ao Valor que antecipou o retorno de férias nos Estados Unidos para tratar do impasse, que tem prejudicado a campanha presidencial do senador. A reunião com Michelle é a ação mais recente do comando do PL para tentar resolver o atrito interno.

Um dos motivos que levou Michelle a expor as divergências tem relação com a aliança que o PL negocia no Ceará. Segundo o vídeo, Michelle se mostrou contrária ao apoio do partido ao pré-candidato do PSDB ao governo do Ceará, Ciro Gomes, e ao provável indicativo de uma vaga ao Senado para o deputado estadual e pastor Alcides Fernandes, pai do deputado federal André Fernandes, presidente do PL no Ceará.

Michelle, que preside nacionalmente o PL Mulher, defende que o partido apoiasse o senador Eduardo Girão (Novo) no governo estadual. Na chapa que a ex-primeira-dama defende, as duas vagas ao Senado seriam preenchidas por Alcides Fernandes e pela vereadora Priscila Costa, aliada de Michelle e vice-presidente do PL Mulher.

Ao Valor, Valdemar afirmou que tentará convencer Michelle de que formar aliança com Ciro no Ceará é a melhor estratégia para enfrentar a hegemonia local do PT. Ele argumentou que, em um Estado governado há mais de uma década por forças de centro-esquerda, incluindo o PT e os irmãos Cid e Ciro Gomes, uma chapa alinhada estritamente à direita teria poucas chances eleitorais.

Valdemar confirma reunião com Michelle para tentar amenizar atrito com Flávio

Imagem: Divulgação

Valdemar também disse que o PL tem atendido a demandas de Michelle em outras unidades da Federação, citando a escolha da deputada Caroline de Toni como candidata ao Senado em Santa Catarina, em chapa com o ex-vereador Carlos Bolsonaro. Além disso, observou que o partido terá o senador Sergio Moro como candidato ao governo do Paraná, lembrando que Moro rompeu com Bolsonaro ao deixar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública e, depois, reconciliou-se, declarando apoio à reeleição de Bolsonaro em 2022.

O encontro marcado para o dia 30 em Brasília será a primeira tentativa formal da direção nacional do PL de pacificar a relação entre Michelle e Flávio após a repercussão do vídeo.

Com informações de Valor.globo