O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras assinaram um protocolo de intenções para desenvolver ações conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação direcionadas a minerais críticos e estratégicos. O acordo foi firmado durante as comemorações dos 74 anos do BNDES, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do banco, Aloizio Mercadante, e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
O documento prevê o intercâmbio de informações técnicas, estudos e análises voltadas à identificação de gargalos tecnológicos e produtivos relacionados a minerais essenciais para a fabricação de baterias, equipamentos para geração de energia renovável, veículos elétricos e outras tecnologias de baixa emissão de carbono. A iniciativa busca mapear oportunidades que possam fortalecer cadeias produtivas ligadas à transição energética e ao setor de óleo e gás.
Segundo o BNDES, o entendimento com a estatal tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento tecnológico no país e ampliar o conhecimento sobre recursos minerais considerados fundamentais para a descarbonização da economia. A expectativa é que a cooperação contribua para elevar a competitividade do Brasil em um mercado que vem ganhando importância no cenário internacional.
O protocolo também poderá servir como base para futuras parcerias com outras empresas do setor mineral. O BNDES informou que pretende integrar diferentes competências técnicas e científicas para estimular investimentos, agregar valor à produção nacional e reduzir a dependência externa em cadeias consideradas estratégicas para o futuro da indústria brasileira.
A parceria entre o banco estatal e a petrolífera reforça a estratégia do governo federal de posicionar o Brasil como protagonista no mercado de minerais críticos, aproveitando o potencial geológico do país para atrair recursos voltados à inovação, ao processamento industrial e ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas à transição energética.
Imagem: Divulgação
As ações previstas no protocolo incluem o compartilhamento de diagnósticos técnicos e a realização de projetos colaborativos que busquem mitigar limitações produtivas e tecnológicas, sem, neste momento, detalhar cronogramas ou investimentos específicos.
Com informações de Portalin

Gudyê GR6 é editor-chefe e especialista em tendências musicais e entretenimento na GR6, a maior produtora de funk do Brasil. Com anos de experiência no mercado fonográfico, Gudyê lidera a equipe de conteúdo trazendo as últimas notícias sobre música, cultura urbana. Autor do Post: Gudyê GR6